AMOM DISPARA EM PESQUISA PARA PREFEITO

Mesmo sem ter dito que irá concorrer à Prefeitura de Manaus, nova pesquisa de intenções de votos aponta empate técnico entre o atual prefeito e o Deputado Federal Amom Mandel

Na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto de Pesquisas do Norte, IPEN, quando se pergunta ao eleitor em quem ele votaria no dia da eleição, o prefeito David Almeida (Avante) se mantém na frente com 32,4%. Em seguida, vem o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que aparece com 28,6% e, na terceira posição, o coronel Alfredo Menezes (PL) com 6,7%. Já o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (sem partido), está na quarta colocação, obtendo 6,2% da intenção de votos.

Ainda na estimulada, o deputado Capitão Alberto Neto (PL) teria 4,6% dos votos, com o ex-deputado estadual, Ricardo Nicolau, na sua cola, obtendo 4,1%.

Por outro lado, o ex-deputado federal José Ricardo (PT) vem em quinto lugar (3,5%) e o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União), aparece com 3,1%. Ainda na pesquisa, a ex-juíza Carol Braz (PDT) tem apenas 1,7% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 3,3% dos eleitores.

DAVID X AMOM

Porém, quando a pesquisa do Ipen restringe o número de candidatos a apenas quatro, os dados da intenção de voto modificam. Os resultados nesse caso dão empate técnico entre o atual prefeito e o deputado federal Amom Mandel, o que em números, representa 34,80% dos votos para David Almeida, em segundo lugar e empatado tecnicamente com o prefeito, vem o deputado federal Amom Mandel, com 33,80% dos votos, seguido do Coronel Menezes, com 12,90 e Arthur Virgílio com 9,10% das intenções de votos. A pesquisa foi realizada com 1.017 eleitores, em 37 bairros de Manaus.

METODOLOGIA

A pesquisa de opinião eleitoral do Ipen ocorreu na área urbana da cidade de Manaus, respeitando os dados oficiais do IBGE e ponderações estatísticas. Tal levantamento contemplou a zona urbana com os bairros da cidade em que o entrevistado reside, incluindo sexo e idade. Esta, portanto, foi dividida em três faixas que foram de 16 a 24 anos, 25 a 44 anos e 45 anos ou mais.

CONFIABILIDADE

Desse modo, a confiabilidade da pesquisa é de 95% com margem de erro de 3.07% para mais ou para menos. Desse modo, o período do levantamento ocorreu entre 11 a 18 de setembro de 2023 cuja  amostra foi de 1.017 entrevistas.

Veja no arquivo a seguir, todos os detalhes da pesquisa do instituto IPEN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *