É natal na Venezuela! Entenda por que o país comemora a data em 1º de outubro

O anúncio da mudança foi feito em 8 de setembro, no programa semanal de televisão “Con Maduro +”, exibido pela emissora estatal VTV

Venezuela – As comemorações de Natal começaram oficialmente na Venezuela nesta terça-feira (1º). Este é o segundo ano consecutivo em que a data, tradicionalmente celebrada em dezembro, é antecipada pelo governo de Nicolás Maduro para outubro.

O anúncio da mudança foi feito em 8 de setembro, no programa semanal de televisão “Con Maduro +”, exibido pela emissora estatal VTV. Na ocasião, Maduro disse que a decisão busca unir o povo e estimular a economia.

“Mais uma vez neste ano, o Natal começa em 1º de outubro com alegria, comércio, atividade, cultura, canções natalinas, danças e comidas tradicionais”, declarou o presidente. Ele afirmou ainda que a medida defende o “direito à felicidade” dos venezuelanos.

Apesar de inusitada, a prática de adiantar o Natal não é inédita no país. Durante a pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, Maduro já havia mudado o calendário festivo para tentar animar a população.