Avião de Lula tem pane e causa momentos de tensão em Belém: “Medo que pegasse fogo”

Presidente comentou o ocorrido na manhã desta sexta-feira (3), em entrevista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a Basílica de Nazaré, em Belém, na noite de quinta-feira (2) para agradecer após enfrentar problemas no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) durante viagem para Breves, no arquipélago do Marajó. As informações são do g1.

Em entrevista à TV Liberal nesta sexta-feira (3), o presidente explicou que precisou trocar de aeronave após falha no motor. Ele destacou o alívio por não ter ocorrido nenhum incidente no ar.

— Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que pegasse fogo — conta Lula.

Segundo nota oficial do Governo Federal, inicialmente, o trajeto seria feito em um avião modelo C-105, que não integra a frota presidencial, mas que se adequava às condições da pista no município de destino.

Durante os procedimentos de acionamento dos motores, foi identificado um problema técnico-operacional na aeronave. Então, a FAB optou por utilizar um avião reserva. O voo foi realizado normalmente.

Veja a nota na íntegra

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou trocar de aeronave antes de decolar de Belém (PA) com destino a Breves, no Arquipélago do Marajó, no Pará, na manhã de quinta-feira, 2 de outubro. Inicialmente, o trajeto seria feito em um C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), que não integra a frota presidencial, mas foi escolhido por ser adequado às condições da pista no município de destino. O avião é usado com frequência para transporte de tropas e cargas, além do deslocamento do presidente quando é necessário pousar em pistas curtas.

Ainda em solo, durante os procedimentos de acionamento dos motores, foi identificado um problema técnico-operacional na aeronave. Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva (sempre disponível nas missões presidenciais). O modelo utilizado foi um C-97 Brasília.

O voo foi realizado normalmente e o presidente cumpriu toda a agenda prevista em Breves em segurança e sem alterações no roteiro.”

Lula garantiu hospedagem na COP 30

Lula também comentou sobre o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, que ocorre em Belém nos dias 11 e 12 de outubro. O presidente afirmou não retornar este ano à celebração devido a compromissos oficiais, mas reforçou a admiração pelo evento.

Além da visita religiosa, o presidente esteve em Breves, no Marajó, na quinta-feira (2), onde inaugurou uma creche e anunciou investimentos na região. A cidade, considerada a capital do arquipélago, tem cerca de 106 mil habitantes e é uma das poucas com aeroporto, sendo o transporte fluvial predominante.

Sobre a COP 30, que acontece em Belém, Lula garantiu que haverá hospedagem e alimentação suficientes para os países participantes. Ele destacou a importância do evento para promover a Amazônia e a culinária paraense, afirmando que o Pará possui “a melhor culinária do Brasil”, ao lado de Minas Gerais e Bahia.

Lula permanece em Belém até sexta-feira (3) para cumprir compromissos relacionados à COP 30 e inaugurações de obras no estado.