Lula diz que Brasil tem problema com Netanyahu, não com Israel

Presidente afirma que relações entre os dois países continuarão boas após saída do premiê israelense e elogia cessar-fogo entre Israel e Hamas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (13) que o Brasil não possui divergências com o Estado de Israel, mas sim com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A afirmação foi feita após questionamentos sobre o recente acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas, mediado pelos Estados Unidos e acompanhado da libertação de reféns israelenses.

Segundo Lula, as relações diplomáticas entre os dois países sempre foram positivas e tendem a permanecer assim após a saída de Netanyahu do governo. “O Brasil não tem problema com Israel, o Brasil tem problema é com Netanyahu. A hora que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre o Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa”, disse o presidente.

Lula também comentou que boa parte do povo judeu não apoia o conflito na Faixa de Gaza e afirmou estar satisfeito com o acordo de cessar-fogo, que representa um alívio diante da escalada de violência na região.