Caso Dom e Bruno: ‘Colômbia’ e ‘Pelado’ são interrogados nesta quinta no AM

Os dois estão presos em presídios federais e participarão da audiência por videoconferência

Tabatinga – Rubén Dario da Silva Villar, o ‘Colômbia’, e Amarildo da Costa de Oliveira, o ‘Pelado’ envolvidos nas mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira, juntamente com outros oito réus, serão interrogados em audiência nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17) na Justiça Federal em Tabatinga, (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus).

Os réus, incluindo Rubén Dario da Silva Villar, o ‘Colômbia’, e Amarildo da Costa de Oliveira, o ‘Pelado’, são investigados por organização criminosa em um processo separado daquele que apura o duplo homicídio.

O inquérito de organização criminosa aponta Colômbia como o líder do grupo, que atuava com pesca ilegal na Terra Indígena Vale do Javari e tráfico de munição.

A acusação sustenta que o assassinato de Bruno e Dom foi motivado pelas ações de fiscalização ambiental realizadas pelo indigenista, que prejudicavam diretamente os interesses econômicos do grupo criminoso.

‘Colômbia’ e ‘Pelado’ no Duplo Homicídio

No processo principal, que apura a morte de Dom e Bruno ‘Pelado’ é apontado como o autor dos disparos que mataram a dupla. Já ‘Colômbia’ é acusado de ter sido o mandante da execução.

Os dois estão presos em presídios federais e participarão da audiência por videoconferência.

Relembre o caso

Dom Phillips e Bruno Pereira desapareceram em 5 de junho de 2022, durante uma expedição na Amazônia, no território que engloba os municípios de Guajará e Atalaia do Norte. Eles foram vistos pela última vez ao passarem de embarcação pela comunidade de São Rafael e, em seguida, foram mortos antes de chegarem a Atalaia do Norte.