Marcus Nobel, ativista internacional pela Amazônia, visita o Centro de Mídias de Educação do Amazonas

De maneira remota, o Cemeam oferece educação de qualidade a todos municípios do estado

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, recebeu a visita do diretor-executivo da United Earth Amazônia, Marcus Nobel, descendente da família idealizadora do prêmio Nobel. O encontro foi pautado pela apresentação da estrutura do Cemeam, que com o incentivo à tecnologia, atende, anualmente, aproximadamente, 30 mil estudantes da rede pública em todos os municípios do Amazonas.

Sobrinho de Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel da Paz, Marcus Nobel idealizou o Prêmio United Earth Amazônia, que valoriza projetos de sustentabilidade na região, nos segmentos das artes, música, iniciativas ambientais e sociais. Por conta do trabalho de valorização da educação desenvolvido na região Amazônica, o Cemeam despertou o interesse do ativista. “Apesar das dificuldades, pude observar que o aluno daqui [do Amazonas] tem o desejo genuíno de aprender. Superam grandes adversidades, distâncias, são ativos. Estou impressionado com o trabalho desenvolvido”, comentou Marcus Nobel.    

A diretora do Cemeam, Wilmara Cruz, recebeu e guiou o ativista durante a visita. Marcus foi recebido pelos professores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, visitou os estúdios e conheceu histórias de superação dos alunos atendidos por meio do Centro de Mídias. “Pela ligação que ele tem com a Amazônia, a vinda dele aqui foi essencial. Há mais de 15 anos, levamos educação para todo o Estado. Muitas vezes, nestas comunidades isoladas, o único sinal de comunicação que chega é o nosso. Nosso Centro de Mídias é referência nacional e internacional, então precisamos valorizar”, salientou Wilmara Cruz. 

Integrando a comitiva, Marco Telles, CEO do Grupo Tellescom, falou de como é importante figuras internacionais, como Marcus Nobel, terem conhecimento do trabalho desenvolvido na organização. “A gente ficou muito feliz em visitar o Centro de Mídias da Seduc, acompanhado do Marcus Nobel, que trouxe a premiação United Earth Amazônia. Marcus, essa figura emblemática, não tinha ideia desse trabalho maravilhoso que vocês fazem aqui. Isso tocou ele e, toda vez que eu venho aqui, me toca também. Certeza que agora ele vai falar disso e começar a levar para o exterior”, comentou Telles.

História 

Implantado em 2007, o Cemeam é um projeto do Governo do Estado do Amazonas que promove ensino presencial mediado por tecnologias para o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são produzidas por professores especialistas e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV, com o uso de diversos recursos midiáticos, ferramentas de comunicação e transmitidas ao vivo, diariamente, para todas as salas de aula simultaneamente, em horário regular. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem. Durante seu período de atividade, mais de 300 mil alunos foram beneficiados pelo Centro de Mídias, que alcança 2,3 mil salas de aula em mais de 700 comunidades em todo o Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *