Enem 2024: saiba quais processos seletivos usam o exame

Com os resultados, candidatos podem participar do Sisu, do Prouni, do Fies e de vagas em instituições portuguesas

O estudante que faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem a oportunidade de participar de diversas seleções de acesso à educação superior no País. Com a nota do exame, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como em instituições de ensino particulares. Além disso, é possível participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira como funciona cada seleção: 

  • Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior de todo o Brasil. Com a nota do Enem, o participante pode concorrer a essas vagas. 
  • Prouni possibilita ao estudante que realizou o exame ter acesso a bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em faculdades e universidades privadas. Pode concorrer ao benefício integral o estudante que tem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. No caso da bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 
  • Já o Fies oferece o financiamento de cursos em instituições particulares a juros reduzidos. O programa também utiliza as notas do Enem para selecionar os beneficiados. A escala de financiamento varia de acordo com a renda familiar da pessoa. 

Instituições portuguesas

Para quem deseja estudar no exterior, o Enem pode ser uma alternativa. Convênios firmados entre o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e instituições portuguesas garantem acesso facilitado às notas dos interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Pé-de-Meia

Realizar o Enem também é um dos critérios para receber o incentivo de R$ 200 doprograma Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC). O programa é destinado à permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Nesse contexto, ele oferece incentivos relacionados à matrícula, frequência, conclusão e participação em exames educacionais, entre outros fatores a serem considerados. Participar do Enem é um dos critérios para ter acesso a uma das parcelas do benefício. 

Enem 2024

Para aproveitar essas oportunidades, o interessado deve realizar a inscrição no Enem 2024 até esta sexta-feira (7) (prazo que vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social). Após a realização da inscrição, a Página do Participante gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa de R$ 85 por quem não teve a isenção aprovada. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do gov.br. 

Saiba mais sobre o Enem