Estudo aponta que o tabagismo é responsável por 20% dos casos de câncer

A organização afirma que doença pode ser evitada com mudança de estilo de vida, como parar de fumar ou perder peso

EUA – Um estudou apontou que o tabagismo é responsável por 20% dos casos de câncer nos EUA e quase 30% das mortes por câncer, alerta a Sociedade Americana do Câncer (ACS) em uma nova pesquisa. A organização afirma que 4 em cada 10 casos de câncer e quase metade das mortes pela doença em adultos americanos com 30 anos ou mais podem ter sido evitadas com uma mudança de estilo de vida, como parar de fumar ou perder peso.

O diretor científico sênior, Farhad Islami, responsável pela pesquisa sobre disparidade de câncer da ACS divulgada nesta quinta-feira (11), disse estar “alarmado” com o fato de mais de 169.800 americanos terem morrido em 2019 por causa do tabagismo. Farhad ainda pede políticas de controle do tabaco em cada estado.

A ACS conclui que aumentar o preço dos cigarros por meio de impostos especiais de consumo funciona melhor — e mais exames para detecção precoce do câncer de pulmão.

Islami observou aumentos em certos tipos de câncer relacionados à obesidade, particularmente entre os jovens, ao mesmo tempo, em que pediu “intervenções” para promover pesos corporais saudáveis.

Os pesquisadores se concentraram em 30 tipos de câncer para estimar quantos casos e mortes foram causados ​​por comportamentos de risco, como uso de tabaco e álcool, obesidade, consumo de carne vermelha, inatividade física e exposição aos raios UV, entre outros.

Eles determinaram que 713.300 casos e 262.100 mortes em 2019 poderiam ter sido evitados.

O tabagismo foi responsável pela maior proporção, contribuindo para 56% dos cânceres em homens, 39,9% em mulheres e 19,3% de todos os casos.

O excesso de peso corporal ficou em segundo lugar, com 7,6%, seguido pelo álcool (5,4%), radiação UV (4,6%) e inatividade física (3,1%).

Os cânceres preveníveis incluem o câncer cervical (por meio de vacinas contra o HPV), mais de 80% dos melanomas de pele, ânus, pulmão, colorretal e bexiga.