Fapeam disponibiliza dez editais de apoio a pesquisas no Amazonas

As chamadas somam mais de R$ 19 milhões de recursos oriundos do tesouro estadual

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está com dez editais vigentes na ordem de R$ 19.348.800,00, oriundos do tesouro estadual. As chamadas visam contribuir para a formação de recursos humanos, realização de eventos científicos e tecnológicos sediados no estado nas modalidades regional, nacional e internacional; e desenvolvimento de pesquisas na capital e no interior em áreas estratégicas para o desenvolvimento ambiental e socioeconômico do estado do Amazonas. 

Dos dez editais, cinco encontram-se com inscrições abertas até o dia 17 de março. São eles: Programa Universal Fapeam-20 anos, Programa Ciência na Escola (PCE), Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter Infra CT&I, Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev)-Chamada I.

Para a submissão de propostas a partir de 6 de março de 2023, a Fapeam disponibiliza os seguintes programas: Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica – Prodeb/Inter Mulheres e Meninas na Ciência/Fapeam, Programa Empreendedorismo Feminino em CT&I – PEF/Fapeam. Em âmbito internacional, para a 2ª “Chamada Expressão de Interesse Brasil (Confap) – Espanha (CDTI) 2022-2023 para projetos de colaboração em pesquisa e inovação tecnológica”. As propostas devem ser apresentadas até o dia 10 de abril por pesquisadores do Amazonas. Já os editais com início de submissão de propostas no dia 11 de maio de 2023 são: Programa Mulheres + Stem, Programa de Apoio a Pesquisas Desenvolvidas por Mulheres no Setor Primário – Agromulher/Inter. Para mais informações, os interessados devem acessar a página da Fapeam: www.fapeam.am.gov.br.

Inscrições até o dia 17 de março 

O Programa Universal Fapeam-20 anos, visa fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação, ou de transferência tecnológica, vinculados a instituições ou centros de pesquisa ou ensino superior, públicos ou privados sem fins lucrativos, nas diferentes áreas do conhecimento, que busquem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado do Amazonas e para o ecossistema de CT&I estadual. 

O Programa Ciência na Escola apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus. 

O Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter Infra CT&I fomenta a interiorização por meio de projetos de pesquisa que visem o fortalecimento e a consolidação da infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em instituições de ensino superior e pesquisa sediados no interior do estado do Amazonas.

Popularização da Ciência

O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) apoia a realização de eventos de popularização da ciência. Os projetos devem propor a organização e execução de atividades que abordem as diversas áreas do conhecimento, a serem desenvolvidas ao longo do mês de outubro e novembro de 2023, especialmente durante a Semana Estadual de CT&I no Amazonas. 

E o Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev)-Chamada I, fomenta a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, sediados no estado do Amazonas, relacionados à CT&I: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Mulheres na Ciência 

No Amazonas, o Governo do Estado instituiu no Plano Plurianual 2020-2023, uma linha estruturante denominada “Meninas e mulheres na ciência e no empreendedorismo científico”, como uma política pública, a qual a Fapeam participa, a fim de incentivar uma maior participação feminina nessas áreas. Neste ano, entre as diversas ações desenvolvidas pela Fapeam, estão quatro novos editais, destinados exclusivamente para fomentar pesquisas coordenadas por mulheres na capital e no interior do estado. São eles:  

O Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica – Prodeb/Inter Mulheres e Meninas na Ciência/Fapeam, fomenta projetos de pesquisa e de inovação, visando a valorização de pesquisadoras mestras e doutoras que atuam na Rede Pública de Ensino do interior, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no estado do Amazonas.

O Programa Empreendedorismo Feminino em CT&I – PEF/Fapeam, fomenta projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para produtos, serviços e/ou processos, por meio de ações colaborativas entre mulheres cientistas, vinculadas a instituições de pesquisa e ensino superior ou centros de pesquisa, e mulheres empreendedoras à frente de startups, microempresas ou empresas de pequeno porte, transformando ideias inovadoras em empreendimentos sustentáveis em áreas prioritárias em consonância com o PPA 2020-2023 do Governo do Estado. 

O Programa Mulheres + Stem apoia projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação coordenados por mulheres que incentivem a inclusão de jovens pesquisadoras nas áreas de ciências exatas e naturais, engenharias e computação, onde as mulheres ainda se encontram com baixa representatividade, a serem realizados em instituições de educação básica, ensino superior e/ou centros de pesquisa públicos ou privados sem fins lucrativos, na área de STEM.

O Programa de Apoio a Pesquisas Desenvolvidas por Mulheres no Setor Primário – Agromulher/Inter fomenta projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação coordenados por mulheres no interior do estado, que visem contribuir com o desenvolvimento do setor primário do estado do Amazonas, em consonância com o Plano Plurianual do Governo do Estado do Amazonas – PPA 2020-2023, em áreas estratégicas.

Chamada internacional

A 2ª “Chamada Expressão de Interesse Brasil (Confap) – Espanha (CDTI) 2022-2023 para projetos de colaboração em pesquisa e inovação tecnológica” irá apoiar projetos de colaboração em pesquisa, tecnologia e inovação entre o Brasil e a Espanha, que tenham por finalidade o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, de qualquer setor de atividades, com alto potencial comercial e com impacto na sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *