A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) começa oficialmente nesta sexta-feira (3), às 19h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a solenidade de abertura realizada após a I Conferência Empresarial da Abrasel.
Durante três dias, o evento reunirá chefs internacionais, empreendedores, produtores e artesãos em torno do tema “O grande mercado Amazônia”, valorizando a cultura e a gastronomia regional.
Realizada pela Abrasel Amazonas, a FIGA se consolidou como o maior encontro gastronômico da região Norte. Em 2025, a expectativa é de receber 30 mil visitantes, movimentando negócios, fortalecendo a cadeia produtiva local e projetando Manaus no cenário mundial da gastronomia.
A cerimônia de abertura contará com autoridades e representantes do setor gastronômico e cultural. Além disso, deve servir como espaço para reforçar a candidatura de Manaus ao título de Cidade Criativa da UNESCO na Gastronomia.
FIGA: mais que um evento gastronômico
Idealizada pela Abrasel Amazonas, a FIGA nasceu como uma plataforma de valorização da gastronomia amazônica, reconhecendo-a como patrimônio cultural e motor econômico. O evento integra saberes tradicionais e inovação, fortalece a cadeia produtiva, estimula negócios criativos e amplia a presença de Manaus no cenário gastronômico global.
Na edição de 2025, além dos estandes e aulas-show, o público contará com sala de negócios, atividades infantis e experiências sensoriais, criando ainda mais oportunidades para empreendedores, chefs, produtores e artesãos da região.
Sobre a Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é a principal entidade de representação do setor de alimentação fora do lar no Brasil. No Amazonas, apoia empresários em questões operacionais, jurídicas e de gestão, promove capacitação em parceria com o Sebrae e lidera iniciativas estratégicas como a FIGA.