Entidades pedem providências da Câmara Municipal após Hygor Magalhães Barros (DC) expulsar e ameaçar algemar o jornalista Melk Santos durante sessão
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM) divulgaram, nesta quarta-feira (15), uma nota de repúdio contra o vereador Hygor Magalhães Barros (DC), da Câmara Municipal de Itacoatiara. O parlamentar é acusado de expulsar e ameaçar algemar o repórter Melk Santos durante uma sessão legislativa realizada na noite de terça-feira (14).

No comunicado, as entidades classificam o comportamento do vereador como um “desserviço à democracia e à sociedade”, destacando que as críticas do parlamentar à imprensa e aos portais de notícias são infundadas. A nota também ressalta que a liberdade de imprensa é um direito garantido pelo artigo 220 da Constituição Federal.
A Fenaj e o Sinjor/AM solicitaram que a Câmara Municipal de Itacoatiara adote medidas para evitar novas situações de intimidação contra profissionais de comunicação que cobrem as atividades legislativas.
“As entidades representativas dos jornalistas no país não permitirão que a intimidação e o autoritarismo calem a voz da imprensa no Amazonas”, afirmam os sindicatos em nota conjunta.