Os alimentos foram doados por diversas empresas e secretarias do estado
Uma grande ação de responsabilidade social culminou na entrega de quase cinco toneladas de alimentos para as pastorais da Arquidiocese de Manaus. A arrecadação massiva foi resultado de uma gincana solidária realizada durante os quatro dias da Feira da Qualidade 2025, um evento que alia inovação corporativa à responsabilidade social na capital amazonense.
A entrega dos mantimentos ocorreu nesta sexta-feira (17) na Cúria da Arquidiocese, localizada no bairro Centro, zona sul de Manaus. Os alimentos foram doados por diversas empresas e secretarias de estado que participaram da Feira da Qualidade, incluindo organizações como Tutiplast, AJM Condomínios, Polícia Militar, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Knauf, Inventus, 2º Grupamento do Exército, Tellescom, Cigás, Musashi da Amazônia e Cigs.
De acordo com Erlen Montefusco, coordenadora do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi) da Fieam, os alimentos serão distribuídos de forma estratégica para três importantes pastorais da Arquidiocese: a Pastoral Carcerária, a Pastoral dos Povos de Rua e a Pastoral da Saúde.
A coordenadora destacou a importância da ação para sensibilizar o setor corporativo. “É muito gratificante a gente conseguir sensibilizar outras organizações para essa questão social. Através [desta iniciativa], essas empresas veem uma forma de fazer a ação solidária e entregar, porque, às vezes, a nossa dificuldade é saber para quem doar,” afirmou.
Erlen também comemorou o sucesso da gincana: “Este ano, tivemos um aumento tanto de participantes na Feira da Qualidade como de doações, chegando a quase cinco toneladas arrecadadas.” As dez organizações doadoras receberão um certificado, e as duas com maior quantitativo serão agraciadas com um troféu de “organização solidária”.
Daniele Silva, secretária da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Esses alimentos serão destinados para as famílias que são acompanhadas por essas pastorais. Só temos a agradecer por essas doações, pois elas vão fazer toda a diferença. Agradecemos de coração, grandemente, à Fieam e aos demais envolvidos nas doações,” disse.
As Forças de Segurança também tiveram um papel de destaque na arrecadação. O Tenente Polari, da Polícia Militar, informou que os alimentos foram coletados nas escolas de formação de soldados e oficiais. “A participação da Polícia Militar nesse evento já é um grande passo para a gente. Poder contribuir, fazer uma contribuição social só engrandece tanto o evento quanto o nosso sentimento,” disse ele, ressaltando que soldados e oficiais conseguiram arrecadar mais de uma tonelada.
Representando o Exército, a 2ª Tenente Katiany Lima, do 2º Grupamento de Engenharia, avaliou a doação como um impulso de dignidade. “Essa distribuição de cestas básicas mostra um pouco da caridade que o ser humano deve ter com os menos favorecidos a fim de ajudá-las a reintegrá-las à sociedade, a ter o mínimo de dignidade,” avaliou.
A doação de alimentos é crucial para combater a fome e a insegurança alimentar, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a refeições dignas, além de promover a solidariedade e a conscientização social.
Sobre a Feira da Qualidade
A Feira da Qualidade 2025 encerrou após quatro dias de programação, consolidando Manaus como referência nacional em excelência corporativa com destaque para inovação, gestão e responsabilidade social. O evento, promovido pelo Dampi/Fieam, registrou aumento de 30% na participação e antecede o Prêmio Qualidade Amazonas, que será realizado no dia 28 de novembro.