A tendência é que a Inteligência Artificial continue evoluindo e se torne cada vez mais acessível.
Manaus – Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) vem sendo incorporada a celulares, TVs, geladeiras e máquinas de lavar, para tornar os aparelhos mais práticos e eficientes. Mas, afinal, como a tecnologia ajuda no dia a dia, facilitando a vida dos consumidores?
O especialista em tecnologia, Marcos Henrique, explica que a IA deixa os dispositivos mais autônomos e capazes de se adaptar aos hábitos dos consumidores.
“Esses aparelhos aprendem com o comportamento do usuário e passam a ajustar automaticamente funções, ciclos e consumo de energia. É o caso de máquinas de lavar que identificam o tipo de tecido e o nível de sujeira, ou de geladeiras que sugerem receitas e controlam a temperatura, conforme o uso diário”, cita o especialista.
Entre as marcas que mais investem na aplicação da IA ele destaca a Samsung, que ampliou o conceito de casa conectada com a plataforma SmartThings. A plataforma integra diferentes dispositivos em um único ecossistema. Por meio dela, é possível gerenciar funções como ligar a TV, ajustar o ar-condicionado e programar a lava e seca pelo celular.
“Na prática, muito mais que aprimorar os aparelhos, deixando mais rápidos e tecnológicos, a IA atua identificando os hábitos do morador e faz ajustes automáticos. Isso traz mais eficiência e economia, reduz o esforço nas tarefas domésticas e ainda ajuda na sustentabilidade”, comenta Marcos Henrique.
Nos celulares, a IA também está presente em recursos que aprimoram a experiência do usuário. Modelos da linha Galaxy utilizam algoritmos para reconhecer cenários, equilibrar luz e cores e até remover ruídos de fundo em chamadas de vídeo. “Essas funções já fazem parte da rotina de quem usa smartphones, mesmo que muitas vezes de forma imperceptível. O aparelho entende o comportamento do usuário e adapta o desempenho, otimizando bateria e melhorando o uso diário”, completa o especialista da Info Store.
De acordo com Marcos Henrique, a tendência é que a Inteligência Artificial continue evoluindo e se torne cada vez mais acessível. “Hoje, a IA não está só nos produtos premium. Ela vem sendo incorporada em diferentes faixas de preço e categorias, o que torna a tecnologia mais presente na vida das pessoas. No fim das contas, a IA vem para facilitar o dia a dia do usuário”, afirma o especialista.