Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

Ministro integra o STF desde junho de 2013, tendo sido indicado pela então presidente Dilma Rousseff

O ministro do Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) que vai se aposentar do STF (Supremo Tribunal Federal). Barroso fez o anúncio durante sessão no plenário da corte.

“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder, e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta”, declarou Barroso.

“Essa é a última sessão plenária de que participo. Decisão longamente amadurecida que nada tem a ver com qualquer fato da conjuntura atual”, acrescentou.

O ministro teria direito de ficar no STF até 2033, quando completaria 75 anos, idade em que a aposentadoria é compulsória. Contudo, ele decidiu antecipar a saída do Supremo.

“Deixo o tribunal com um coração apertado, mas com a consciência tranquila de quem cumpriu a missão de sua vida”, afirmou.

“Por 12 anos e pouco mais de 3 meses, ocupei o cargo de ministro deste Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente nos últimos 2 anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da justiça, da Constituição e da democracia”, disse o ministro.

Durante a leitura do discurso de aposentadoria, Barroso estava visivelmente emocionado e não segurou as lágrimas. Ele foi aplaudido de pé pelos demais ministros.

Quem é Barroso

Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras (RJ), em 11 de março de 1958.

Ele é doutor em direito público pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade.

Barroso foi procurador do Estado do Rio de Janeiro. Em 2013, foi indicado ao STF pela então presidente Dilma Rousseff. O ministro tomou posse em 26 de junho daquele ano.