Durante evento no Rio de Janeiro, presidente pediu mais responsabilidade na escolha de representantes e ficou ao lado de Hugo Motta, presidente da Câmara, que foi vaiado pelo público
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (15) que o atual Congresso Nacional é de “baixo nível” e defendeu que os eleitores tenham mais responsabilidade ao escolher seus representantes nas eleições do próximo ano. A declaração foi feita durante um evento no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Hugo é presidente desse Congresso. Ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, declarou Lula. O presidente da Câmara, que dividia o palco com o petista, não reagiu às críticas.
O chefe do Executivo ressaltou que a atual composição do Legislativo reflete a “consciência política” dos eleitores e pediu mais critério nas próximas votações. “A gente não coloca raposa para tomar conta de galinheiro. A raposa vai comer a galinha. Essas coisas que nós temos de levar em conta quando a gente analisa a nossa situação”, afirmou.
Durante o evento, Motta foi recebido com vaias e gritos de “sem anistia”. Em um gesto de apoio, Lula levantou-se e permaneceu ao lado do parlamentar durante o discurso. Ao final, os dois se abraçaram.
A presença de Motta ocorre em meio a um momento de tensão entre o Executivo e o Legislativo, marcado por um pente-fino do governo em cargos ocupados por indicados do Centrão.