Encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos ocorrerá durante a 47ª Cúpula da Asean, em Kuala Lumpur, e antecede o aniversário de Lula, celebrado em 27 de outubro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, capital da Malásia, no domingo (26/10), véspera de seu aniversário de 80 anos. O encontro ocorrerá durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), evento que reunirá líderes de diversos países na região.
A decisão sobre a reunião bilateral foi tomada por Lula em despacho com assessores no Palácio da Alvorada, no último domingo (19/10). Segundo informações divulgadas pela coluna que revelou o encontro, o presidente brasileiro confirmou a data após conversas preparatórias entre as equipes diplomáticas dos dois governos.
Lula e Trump já haviam mantido contato anteriormente. Em 6 de outubro, conversaram por telefone e, antes disso, tiveram um breve encontro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no fim de setembro.
Curiosamente, Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, mas foi registrado como tendo nascido em 6 de outubro. Por esse motivo, o petista costuma celebrar a data em duas ocasiões distintas.