Menores são flagrados em bares com álcool e estimulantes sexuais em Manaus

A ação teve como foco adegas, bares e similares localizados nas zonas sul e oeste da cidade

A presença de adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas e medicamentos expostos em prateleiras foram algumas das irregularidades encontradas pelos órgãos que integraram a Central Integrada de Fiscalização (CIF), deflagrada entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada deste sábado (11). A ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) teve como foco adegas, bares e similares localizados nas zonas sul e oeste de Manaus.

Ao todo, 12 locais foram alvos da fiscalização, que é realizada de forma integrada pelos órgãos de segurança pública, de vigilância sanitária, assistência social e de proteção à criança e ao adolescente. Durante a ação, em três estabelecimentos foram encontradas irregularidades.

O delegado de Polícia Civil (PC-AM) Rafael Guevara, que é da unidade Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), falou sobre a preocupação das autoridades em relação ao combate e a conscientização para evitar a venda e consumo de bebidas alcoólicas sem origens comprovadas.

“As pessoas têm que ter cautela nesse momento em relação aos seus fornecedores de bebidas destiladas. Os órgãos de fiscalização estão fazendo diversas ações no sentido de coibir a prática de venda de bebidas adulteradas, mas o cidadão também tem que ter cuidado em relação aos estabelecimentos que estão frequentando e pedir para olhar as bebidas, principalmente aquelas que estão sendo falsificadas, que são as bebidas destiladas”, ressaltou Guevara.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas estavam estabelecimentos funcionando sem alvará de funcionamento e sem licença sanitária. Além disso, um uma choperia, no bairro Petrópolis, na zona sul de Manaus, fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) encontraram além de bebidas de origens não comprovadas, medicamentos como estimulantes sexuais e antibióticos sendo exibidos em prateleira. O local foi autuado pelo órgão sanitário.

Já na zona oeste, no bairro da Compensa, uma adega além de estar funcionando sem documentação sanitária, o Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) flagrou adolescentes do sexo feminino de 15 e 16 anos ingerindo bebidas alcoólicas. O responsável pelo local foi autuado pelo órgão da infância e também pelo órgão sanitário.

Órgãos integrados

Ao todo, 11 órgãos atuaram de forma integrada na CIF. Além da SSP-A, PC-AM, Polícia Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBAM), da Visa Manaus e JIJI, participaram da ação, as secretarias de Assistência Social (Seas), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg), e Amazonas Energia.