Ministério da Justiça recebe ‘Carta de Manaus’ com diretrizes e ações de segurança pública para a Amazônia


Documento foi entregue pelo Diretor Geral do Centro de Estudos de Segurança da Amazônia (CESAM), Mário Aufiero.

A secretária do Ministério da Justiça e coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública, Tamires Sampaio, recebeu na última terça-feira (22) das mãos do Diretor Geral do Centro de Estudos de Segurança da Amazônia, Mário Aufiero, a Carta de Manaus, que é um documento público do Centro de Estudos de Segurança da Amazônia – CESAM, que contém as diretrizes e ações de segurança pública para a Amazônia. Também participaram do encontro, realizado em Brasília, os doutores Fernando Neto e Adauto Lucio Maués.

A Carta de Manaus possui 23 diretrizes para o aprimoramento da segurança na Amazônia Legal, considerado ponto chave para o narcotráfico no Brasil.

“Essa carta foi elaborada durante os eventos do CESAM e foi revista em 2019, com a participação de todos os profissionais na área de segurança da Amazônia nacional e internacional. Secretários de Segurança , delegados, policiais civis e militares, chefe da polícia da Colômbia e Peru”, explicou Aufiero.

A entrega é um marco na segurança da Amazônia e o ato significa aproximação com o Governo Federal em relação à situação das fronteiras da região amazônica.

“A importância desse encontro é o Ministério aderir às diretrizes que foram propostas na Carta de Manaus. Diretrizes estas, que vão nortear as políticas de segurança pública para a Amazônia quando forem propalatadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, disse Mário Aufiero.

Confira a Carta de Manaus na íntegra clicando aqui: https://cesam.org.br/wp-content/uploads/2021/09/SISAM_Carta-de-Manaus-2019.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *