Ação policial foi intensificada em todas as zonas de Manaus para combater a criminalidade
A intensificação da Operação Águia, deflagrada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), resultou na prisão de quatro homens e na captura de dois foragidos da Justiça durante o fim de semana em Manaus. As ações, realizadas na sexta-feira (31), fazem parte da estratégia do Governo do Amazonas para ampliar o policiamento ostensivo e reduzir os índices criminais em regiões com maior incidência de delitos.
Segundo a corporação, as prisões ocorreram em diferentes zonas da capital — especialmente nas áreas leste, oeste e sul, onde a presença de patrulhamento foi reforçada com viaturas, motocicletas e aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer). O foco da operação é aumentar a sensação de segurança e impedir a atuação de organizações criminosas ligadas ao tráfico e à receptação de veículos.
Durante as abordagens, dois homens foram presos por tráfico de drogas, em ações distintas. Com eles, os militares apreenderam três tabletes de maconha tipo skunk, 14 cigarros de maconha, quatro porções de oxi e maconha, cinco trouxinhas de cocaína e uma balança de precisão, usada para fracionar o entorpecente. O material foi encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na zona oeste.
Outros dois suspeitos foram flagrados com uma motocicleta roubada, modelo Yamaha de placa QZK-4I20, e responderão por receptação. A prisão foi feita por uma equipe da Força Tática, que patrulhava uma área próxima ao bairro Compensa.
Além dessas ocorrências, a operação também resultou na captura de dois foragidos da Justiça, localizados nos bairros Educandos e Japiim, na zona sul. Ambos tinham mandados de prisão em aberto e foram levados à Delegacia Especializada para os procedimentos legais.
O comandante-geral da PMAM destacou que a Operação Águia é permanente e será mantida de forma intensiva até o fim do ano, com foco em áreas estratégicas e rotas de fuga utilizadas por criminosos. “A presença ostensiva nas ruas tem sido fundamental para reduzir furtos, roubos e o tráfico de drogas. Nosso objetivo é garantir tranquilidade à população”, afirmou o oficial.
A ação mobilizou 250 policiais militares, com o apoio de 50 viaturas, 27 motocicletas e unidades especializadas como Rocam, Força Tática, Choque, COE, CIPCães, Marte, RPMon e Graer. As novas viaturas entregues pelo Governo do Estado contam com tecnologia embarcada de leitura automática de placas, integrada ao Sistema Paredão, ferramenta que permite identificar veículos roubados em tempo real.
								