Governo do Estado e Prefeitura Municipal garantirão serviços básicos e essenciais para a população durante ponto facultativo e feriado

Período compreende ponto facultativo da Quinta-Feira Santa (06/04) e feriados da Sexta-Feira da Paixão e do Domingo de Páscoa (07 e 09/04)

O Governo do Amazonas vai manter o funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa. Saúde e Segurança funcionarão em regime de plantão durante o ponto facultativo nesta quinta-feira (06/04) e feriados da sexta-feira e do Domingo de Páscoa (07 e 09/04).

Saúde

Vinte e cinco unidades de urgência e emergência seguirão o atendimento, sendo seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normalmente. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado. No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, em regime de plantão 24 horas.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas retornam às atividades na segunda-feira (10/04). Já os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) informa que o serviço de Quimioterapia funcionará normalmente no ponto facultativo na quinta-feira (06/04) e no feriado de sexta-feira (07/04). As consultas de Oncologia Clínica agendadas ocorrerão normalmente. No entanto, o serviço de Radioterapia funcionará, normalmente, somente na quinta-feira (06/04) e não funcionará no feriado de sexta-feira (07/04). A Farmácia Ambulatorial atenderá das 7h às 13h na quinta-feira (06/04) e no feriado de sexta-feira. O consultório farmacêutico estará aberto das 7h às 12h e das 13h às 18h na quinta-feira (06/04), mas não haverá atendimento no feriado.

Segurança Pública

As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h. As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais na segunda-feira (10/04), das 8h às 17h.

Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Cidadania

Para garantir a segurança alimentar das famílias atendidas pelo Prato Cheio, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) vai manter as 44 unidades do programa funcionando normalmente nesta quinta-feira (06/04), durante o ponto facultativo, das 11h às 13h. Na Sexta-feira Santa (07/04), as unidades não irão funcionar. As cozinhas populares do programa Prato Cheio funcionarão normalmente no sábado (08/04), onde serão servidas sopas de forma gratuita, das 11h às 13h. Os sete centros de convivência administrados pela Seas não irão funcionar a partir desta quinta-feira (06/04). As atividades nos centros retornam nesta segunda-feira (10/04). Quanto aos atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), na capital, e o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), no interior, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h.

SERVICOS MUNICIPAIS

A Prefeitura de Manaus informa o funcionamento dos serviços essenciais à população nesta Quinta-Feira Santa, 6/4, ponto facultativo no município, no feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão, 7/4, assim como no fim de semana de Páscoa.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) gerencia quatro serviços que ficam à disposição da população todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. No bairro Compensa, zona Oeste da capital, a maternidade Dr. Moura Tapajóz funciona em regime de plantão 24 horas, todos os dias, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado para casos de urgência pelo número 192. A população também poderá buscar serviços básicos da Atenção Primária, como vacinação do calendário básico, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg), na clínica da família Carmem Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte, das 8h às 18h. O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) atende os usuários das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437. Os demais estabelecimentos da rede municipal de saúde retomam as atividades na segunda-feira, 10/2.

Limpeza

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) informa que, durante o feriado da Semana Santa, trabalhará em regime de plantão. Na sexta-feira, 200 servidores desenvolverão os serviços de limpeza na cidade, sendo que cem garis atuaram na limpeza dentro dos bairros e os outros cem realizarão a varrição da área central e principais vias. Já a coleta domiciliar trabalhará na Sexta-Feira Santa, com a frota reduzida, atendendo as avenidas.

Abastecimento

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa o funcionamento do mercado municipal Adolpho Lisboa e das três feiras abastecedoras de Manaus, no feriado prolongado da Semana Santa. O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, funciona das 6h às 17h tanto na quinta-feira, 6/4, quanto no sábado, 8/4. No feriado da Sexta-Feira Santa, 7/4, e no domingo, 9/4, o mercado abre somente das 6h às 12h. As feiras do Produtor da zona Leste e da Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) funcionam das 5h às 20h; na quinta-feira, 6/4, e na sexta-feira, 7/4, das 5h às 12h, e sábado e domingo em horário normal. A feira municipal da Panair, bairro Educandos, zona Sul, estará aberta das 5h às 23h, na quarta-feira, 5/4, e na quinta-feira, 6/4. Na sexta-feira, das 5h às 12h, sábado e domingo funcionam em horário normal.

Sine Manaus

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) informa que o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste de Manaus, estarão suspensos nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7/4, em virtude do ponto facultativo e do feriado religioso da Paixão de Cristo. As atividades retornam normalmente na segunda-feira, 10/4. Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *