Prefeitura disponibiliza vacinação contra a Covid-19 nesta semana em 75 pontos e amplia a oferta da vacina bivalente para pessoas de 12 a 59 anos com comorbidades

A vacina contra a Covid-19 será disponibilizada em 75 pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus, de segunda-feira, 3/4, a quarta-feira, 5/4. Em razão do feriado nacional da Semana Santa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertará os imunizantes ao longo de três dias úteis, em unidades que funcionarão no horário regular, e nas de horário ampliado, uma alternativa para as pessoas que durante o horário comercial têm dificuldade de ir até uma UBS. Os endereços e horários de cada ponto de vacinação podem ser conferidos por meio do link: , no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da secretaria.

Do total das 75 unidades que estão ofertando as vacinas,14 UBSs concentram as vacinas Pfizer baby, para  os bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 unidades estão voltadas para imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade, com a Pfizer pediátrica. “Os pais podem se  informar sobre qual dose deve ser recebida pela criança consultando a plataforma Imuniza Manaus, que apresenta a situação vacinal da população da capital”, destaca a secretária da Semsa, Shádia Fraxe. Shádia Fraxe enfatiza que a população a partir dos 12 anos deve buscar um dos pontos para iniciar o esquema vacinal ou prosseguir com as doses de reforço conforme as orientações do Ministério da Saúde. Shádia acrescenta que a bivalente, vacina que atua no combate às cepas originais e reforça as defesas do organismo contra as variantes da Ômicron, está centralizada em 55 unidades de referência. “Mas é importante lembrar que a bivalente está, até o momento, direcionada a grupos prioritários que são as pessoas com 60 anos e mais, imunossuprimidos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde. Mas para evitar as formas graves da doença, a população deve tomar as vacinas monovalentes, que são importantes para reforçar as defesas do organismo, que com o tempo tendem a diminuir”, assinala.

Para receber a vacina o usuário precisa apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina.

Prefeitura amplia oferta da vacina bivalente para pessoas com comorbidades de 12 a 59 anos

Prefeitura de Manaus amplia nesta terça-feira, 4/4, a oferta da vacina bivalente para as pessoas de 12 anos a 59 anos de idade, com comorbidades. O imunizante estará disponível em 55 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. As unidades que ofertam a vacina bivalente podem ser conferidas nas redes sociais da Semsa. A nova fase da vacinação segue as orientações que segue recomendação do Ministério da Saúde. Considerando que as doses da bivalente são de reforço, não há necessidade de comprovar a condição de saúde para receber o imunobiológico. O usuário que se autodeclarar com comorbidade pode receber a vacina, desde que tenha recebido duas doses do esquema inicial ou qualquer dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, esclarece que todos os que integram este grupo precisam se vacinar para fortalecer a imunidade contra as formas graves da Covid-19. “Esta vacina protege contra o vírus original e as subvariantes da Ômicron, que é uma das mais disseminadas pelo mundo. É um importante reforço para que as pessoas que são mais vulneráveis às formas graves da doença possam ter uma boa resposta imunológica. Por isso todos que têm comorbidades devem tomar a bivalente”, acentua a titular da Semsa.

Neste grupo estão as pessoas com Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves,  Hipertensão Arterial Resistente (HAR),  Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência Cardíaca (IC),  Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias Cardíacas, Cardiopatias Congênitas no adulto, Próteses Valvares e dispositivos cardíacos implantados, Doenças Neurológicas Crônicas e distrofias musculares, Doença Renal Crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras síndromes genéticas e Doença Hepática crônica.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *