Paralisação é a primeira desde 2019 e ocorre após fracasso em acordo de financiamento entre democratas, republicanos e Casa Branca
O governo federal dos Estados Unidos foi oficialmente paralisado à 0h01 desta quarta-feira (1º/10), após democratas e republicanos não chegarem a um consenso sobre a extensão do financiamento federal. A falta de acordo com o presidente Donald Trump resultou na suspensão parcial das atividades governamentais.
Com o colapso orçamentário, serviços essenciais como empréstimos a pequenas empresas, funcionamento de parques nacionais e programas de capacitação para veteranos ficarão temporariamente congelados até que novas verbas sejam aprovadas pelo Congresso. Atividades ligadas à segurança nacional seguirão em operação, mas milhares de funcionários, incluindo militares e agentes policiais, continuarão trabalhando sem receber salários, informou o jornal The Washington Post.
Este é o primeiro shutdown desde janeiro de 2019 e o quarto durante os dois mandatos de Trump. Autoridades indicaram que, além do bloqueio orçamentário, há a intenção de utilizar o fechamento de agências como parte de uma estratégia para reorganizar o Executivo e fortalecer o poder presidencial.
A paralisação foi desencadeada após senadores democratas bloquearem uma medida temporária que estenderia os recursos federais, já aprovada pela Câmara, controlada pelos republicanos. O pacote buscava ganhar tempo para a negociação dos projetos de lei de gastos para o ano fiscal completo.