O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), decretou ponto facultativo nos dias 24, 27 e 28 de outubro de 2025 para órgãos da administração pública estadual, autarquias e fundações. As datas coincidem com o aniversário de Manaus, celebrado em 24 de outubro, e o Dia do Servidor Público, no dia 28.
Com o decreto, os servidores que atuam em Manaus terão um feriadão prolongado de cinco dias consecutivos, de 24 a 28 de outubro. No interior do Estado, o ponto facultativo será válido apenas nos dias 27 e 28.

Segundo o governo, a decisão tem como objetivo otimizar o funcionamento da administração e reduzir custos operacionais, unificando os dias de folga. O decreto foi assinado por Wilson Lima no dia 10 de outubro.
A medida não se aplica aos serviços essenciais, como os atendimentos na rede estadual de saúde, que seguirão normalmente, conforme escala previamente definida.
A Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc) deverá organizar a compensação das horas de aula, enquanto a Secretaria de Administração e Gestão (Sead) ficará responsável pelo controle do banco de horas dos servidores.