O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril, e para marcar a data e reforçar o compromisso com as demandas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial, nesta segunda-feira (3). A Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, estabeleceu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de levar informação à população e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito às pessoas com TEA. Estudo do Centro de Prevenção de Doenças (CDC), órgão dos Estados Unidos, divulgou pesquisa indicando que a cada 36 crianças, 1 é autista. O Brasil usa os dados do CDC como base, pois é um órgão de referência mundial no assunto.
De iniciativa do deputado Cabo Maciel (PL), a reunião foi subscrita pelos deputados Joana Darc (União Brasil) e Daniel Almeida (Avante). O Cabo Maciel reforçou a necessidade do poder público promover ações que assegurem inclusão social e cidadania a essa população. “Nesta Casa estamos unidos com um único objetivo, construir qualidade de vida às pessoas com o diagnóstico de TEA, por meio da produção de leis e políticas públicas que beneficiem essas pessoas”, declarou o parlamentar.
Os deputados Daniel Almeida e Joana Darc, em seus pronunciamentos, ratificaram o olhar especial do Poder Legislativo às demandas das pessoas com autismo ou qualquer outro tipo de deficiência, citando leis aprovadas na Aleam, que beneficiam esta população. “Somos os representantes dos pacientes e seus pais, atuando diariamente no fortalecimento dos direitos deles”, enfatizou Almeida.
A deputada Joana Darc chamou atenção para importância e urgência do acesso às terapias destinadas às pessoas com autismo, destacando que quanto mais cedo for iniciado o tratamento com equipe multidisciplinar melhores resultados poderão ser alcançados. E, em razão da escassez de oferta de vagas na rede pública de saúde, Darc falou da possibilidade de indicação, por meio de emendas parlamentares, para criação de parcerias com instituições e assim possibilitar o aumento de vagas para tratamentos. “Temos o mecanismo das emendas parlamentares, é preciso usá-lo de maneira que possamos ajudar esses pais, que correm contra o tempo para conseguir o tratamento para os filhos”, afirmou a deputada.
Respeito
Falando em nome dos pacientes autistas, o jovem João Luiz Souza Neves, que possui o diagnóstico de TEA, cobrou respeito aos autistas e falou da necessidade de ações que permitam o desenvolvimento profissional dos autistas, permitindo que estes entrem no mercado de trabalho. “Queremos oportunidade de trabalho, para que possamos nos auto sustentar e termos independência financeira”, pediu o representante dos autistas.
Esse aspecto também foi tratado pela secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Leda Maia. A secretária falou que o Governo do Estado entende a luta das pessoas autistas. Por isso atua na pavimentação do caminho até a entrada da pessoa neurotípica no mercado de trabalho, com a oferta de terapias, profissionais capacitados na educação. “Estamos fazendo tudo que é possível para apoiar esse público”, narrou Maia.
Também participaram da reunião os deputados federais Capitão Alberto Neto (PL) e Saullo Vianna (União Brasil) e a subsecretária Graça Soares Prola, da Secretaria Municipal da Mulher, da Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Prefeitura de Manaus. Durante a Sessão Especial foram entregues certificados de reconhecimento às profissionais ou representantes de associações que atuam no tratamento de pacientes com TEA.
Homenageados:
Programa de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas
Associação de Amigos do Autista (AMA)
Dra. Luana Kelly Lima Santana – Presidente do Conselho Regional de Farmácia
Programa Dança e Movimento da Escola de Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Associação Lar de Vitórias
Escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito
Rhuan Guilherme Palmeira Lopes
Marcelo Henrique Soares Jaques
Fabiana Braga de Castro – Instituto Amigo Anjo
Bruna D’angelis Leite da Silva – Associação de Atendimento e Apoio ao Autismo
Selma de Jesus Sanches Lima
Moisés Rosa Pereira
Associação Amazonense do Transtorno do Espectro Autista
Associação Borboletas Azuis
Associação de Atendimento e Apoio ao Autista – ESTIMULAR
Instituto Isadora Tupinambá
Mãos Unidas pelo Autismo – MUPA
Instituto Autismo no Amazonas – IAAM
Dra. Camila Soares de Souza – Terapeuta Ocupacional
Dr. Emanuel Jorge Akel Thomaz de Lima – Médico
Dr. Alisson Marcelo Anjolis Rodrigues – Psicólogo
Dra. Rebeca Caranha Araújo – Enfermeira
Dra. Alethéia Caldeira Gonçalves Alcântara Paranhos – Cirurgiã-dentista
Dra. Aline dos Santos Carvalo Corrêa – Fisioterapeuta
Alinny Barbosa Von Ehnert
Keiny Goulart Oliveira
Alexandre Mascarenhas Pinto
Rocicleide Chaves Pesqueira Baima
Núbia Brasil