Com apoio de Peixoto, mais de 700 famílias da zona rural terão acesso à energia solar

Vereador articula implantação de energia solar para comunidades no Rio Negro

A comunidade Monte Sinai do Igarapé, localizada na zona rural de Manaus, está recebendo a instalação das primeiras placas solares do programa ‘Mais Luz para a Amazônia’. A ação, que teve início na última sexta-feira (11), vai beneficiar mais de 700 famílias e faz parte de uma articulação realizada pelo vereador Peixoto (Pros), que desde 2021 realiza a intermediação junto a empresa Amazonas Energia.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, que foi lançado em fevereiro de 2020, com o objetivo de levar energia renovável e limpa, através de placas solares à população de regiões remotas dos estados que compõem a Amazônia Legal e que ainda não têm acesso à energia elétrica.

A obra, no valor de mais de R$34 milhões, acaba com uma espera de mais de 16 anos e é comemorada pelo vereador.

“Existem comunidades de nossa zona rural, em especial de áreas ribeirinhas, que não tem o fornecimento de energia elétrica, que vivem à base de gerador. A chegada das placas significa uma conquista muito grande na vida dessas pessoas, tanto pela possibilidade de ter uma energia sustentável, sem agredir ao meio ambiente, quanto um benefício econômico ao não precisar mais comprar o diesel dos geradores”, destaca o parlamentar.

A instalação estava prevista no fim do ano passado, mas por problemas operacionais, não foi possível a implantação. Para Peixoto, que é membro da Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri) e integra a Frente Parlamentar em Defesa da Zona Rural Rodoviária e Ribeirinha na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o novo ano dos moradores já começa totalmente diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *