EJA: matrícula de novos alunos e transferências inicia nesta sexta-feira

As aulas do 2º semestre letivo da Educação de Jovens e vão iniciar no dia 22 de julho

Manaus – As matrículas de novos alunos para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciam nesta sexta-feira (12), e seguem abertas até o dia 15 de julho. No mesmo período, também estará aberta a transferência de estudantes já matriculados, mas que queiram mudar de unidade de ensino.

Os dois procedimentos podem ser feitos de forma on-line, pelo site matriculas.am.gov.br, ou presencialmente nas 182 escolas da rede estadual, que oferecem a modalidade EJA. Para concluir o processo, basta apresentar a documentação na unidade escolhida.

Para os estudantes que desejam realizar o Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), a idade mínima para matrícula é de 15 anos, enquanto que para o Ensino Médio, é 18 anos. Os alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Nos dias 8 e 9 de julho, as escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar já trabalharam no processo de rematrícula automática dos alunos já matriculados no primeiro semestre da EJA, de 2024. Na rematrícula, não é necessária a presença dos estudantes na escola, pois toda a documentação já está no sistema das unidades de ensino.

No dia 12 de julho, os novos alunos e aqueles que desejam fazer transferência para outras unidades escolares precisam entregar os documentos de matrícula na escola escolhida. O primeiro passo é consultar o site matriculas.am.gov.br. No endereço eletrônico, é possível adiantar o processo de matrícula, bem como ver a disponibilidade de vagas.

De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kátia Mendes, o EJA representa uma oportunidade indispensável para aqueles que querem finalizar seus estudos e se inserir no mercado de trabalho.

“Você que parou o seu estudo, você que precisa concluir, voltar para o mercado de trabalho, adquirir seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, as inscrições estão abertas. Não perca essa oportunidade de se matricular no EJA”, destacou a gerente.

Documentos

Os documentos (originais e cópias) necessários para a matrícula de novos alunos e transferência são: documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho ou Passaporte), CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento – caso o aluno tenha mudado de novo por este motivo, Histórico Escolar, Comprovante de Endereço e Comprovante de Conclusão de Escolaridade anterior a etapa pretendida.

Volta às aulas

O retorno às salas de aula acontecerá no próximo dia 22 de julho. A modalidade oferece a oportunidade dos alunos realizarem cada etapa disponibilizada em apenas 6 meses, ou seja, é possível concluir do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental em dois anos e o Ensino Médio em um ano e meio.