Isabelle Nogueira comemora Festival como manifestação da cultura nacional

O texto agora vai para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A cunhã poranga do Boi-Bumbá Garantido, Isabelle Nogueira, usou as redes sociais para comemorar o projeto de lei que reconhece o Festival Folclórico de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como manifestação da cultura nacional. O PL foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura na última terça-feira (9). O texto agora vai para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Meu povo, o Senado reconheceu o Festival Folclórico de Parintins como manifestações da cultura nacional. Sinto muito orgulho em fazer parte dessa história e principalmente da nossa cultura Amazonense! Sendo assim, o nosso Festival Folclórico de Parintins está em 13ª em uma lista de práticas, locais e eventos reconhecidos legalmente como manifestações culturais nacionais e/ou patrimônios culturais imateriais do país”, disse a cunhã.

O Festival Folclórico de Parintins, que põe frente a frente os Bois Caprichoso e Garantido, ocorre há quase 60 anos, sempre na última semana de junho. Um corpo de jurados é convidado a avaliar, a cada edição, as performances dos grupos e decidir o campeão. Na Arena do Bumbódromo, a 370 quilômetros de Manaus, um público apaixonado veste as cores preferidas e torce pelo seu boi.

O texto foi aprovado de forma nominal, com unanimidade dos 15 votos “sim” na Comissão de Educação. O Iphan, em 2018, reconheceu o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins como patrimônio cultural imaterial.