Proposta pelo presidente Roberto Cidade (UB), em conjunto com as deputadas Alessandra Campêlo (PSC) e Mayra Dias (Avante) e o deputado Sinésio Campos (PT), uma Sessão Especial pelo Dia Internacional da Mulher homenageou 60 mulheres com expressiva representação social e que contribuíram, em suas áreas de atuação, com o bem-estar da sociedade, com a entrega do Diploma “Mulher Cidadã Amazonense”.
“Esse diploma é um reconhecimento público da importância das atividades dessas mulheres na sociedade. Temos aqui representadas médicas, advogadas, assistentes sociais, parlamentares, serviços gerais e mais uma gama de mulheres que constroem, dia a dia, nossos espaços de convivência. São elas que nos movem, que movem o mundo. Nossa gratidão a todas vocês. Sintam-se homenageadas neste dia que é festivo, mas acima de tudo de reflexão”, disse.
Foram homenageadas por indicação do presidente Roberto Cidade, Rosângela Silva de Freitas, servidora do Instituto da Mulher Dona Lindu; Valcylene de Oliveira Souza, coordenadora da Associação de Idosos Unidos em Cristo; Maria Terezinha Lina da Silva, presidente do Instituto Mulheres Soberanas; Iracy de Souza Monteiro Rocha, presidente do Grupo de Apoio a Pais Adotivos do Amazonas (Gapam); Luciana Morais Nogueira, empresária; Vanusa Brasil Nascimento, microempreendedora; e as lideranças comunitárias Rosiane de Sousa Cunha, Raimunda Vieira da Silva, Cinthia Monteiro Ferreira, Ávila Maria Batista Coelho e Nilmara Silva de Souza.
Galeria das deputadas
Nesta quarta-feira, Cidade também conduziu a solenidade de aposição das fotos das deputadas eleitas para a 20ª Legislatura, Mayra Dias (Avante) e Débora Menezes (PL), que passam a compor a “Galeria das Deputadas”. O painel é composto pelas fotos das 20 parlamentares estaduais que exercem ou já exerceram mandatos no Legislativo Estadual.
“Esse painel é simbólico, representativo e como diz a deputada Alessandra Campêlo, é um ato de resistência. Me orgulho em presidir esta Casa no momento em que, pela primeira vez na história do legislativo estadual, temos cinco deputadas diretamente eleitas exercendo seu mandato e ocupando espaços de poder. Embora isso nos alegre, temos certeza de que ainda é muito pouco e nosso desejo é que cada vez mais mulheres exerçam, democraticamente, funções públicas e se coloquem como representantes do povo. Nossa missão, enquanto homens, é também auxiliá-las nesse processo”, afirmou.