Prefeito de Atalaia do Norte acusa vereador de injúria racial e xenofobia por suas origens peruanas

O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Linder Rojas de Paiva, entrou com uma representação criminal no Ministério Público do Amazonas em Atalaia do Norte por injúria racial contra o vereador Marcos Jossélio Alves da Silva, o Marquinhos. De acordo com o prefeito, no dia 08 de novembro de 2022, o vereador Marquinhos, ao se referir a ele, discursou na tribuna da Câmara Municipal de Atalaia do Norte de forma preconceituosa, visto que, em frases totalmente xenofóbicas e racistas, o vereador tentou “imitar” o sotaque do prefeito Denis Paiva.

Em trecho do áudio da sessão da Câmara Municipal de Atalaia do Norte, o vereador “imita” o sotaque do Prefeito e, conforme a gravação da sessão da Câmara, o vereador diz: “Por isso eu quero citar aqui uma frase que o prefeito Denis sempre fala quando ver gente, principalmente quando ver os seus opositores, ele diz que o “Peruano” está “ensiñando”, estou “ensiñando”, estou ensiñando, dando aula para esses meninos como se trabalha, como se faz uma gestão”.

Segundo o prefeito, tal atitude demonstraria o desprezo do vereador pelo povo de origem peruana. O prefeito alerta, ainda, que os discursos de ódio são legitimadores de grandes violações de Direitos Humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *