Professora Jacqueline quer conscientizar e prevenir a população do câncer do colorretal

É o terceiro câncer mais frequente entre os homens

Na manhã desta quarta-feira (15/02), foi deliberado durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n° 019/2023 de autoria da vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), que institui no município de Manaus, o Março Azul Marinho, mês de conscientização e prevenção do câncer do colorretal.

De acordo com o texto da propositura, o objetivo principal é realizar campanhas informativas e preventivas direcionadas à população. O Março Azul Marinho será realizado, anualmente, no período de 1° a 31 de março, passando a integrar o Calendário Oficial de Manaus, promovendo outras atividades como palestras sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, distribuição de material sobre o tema e realizações de ações.

O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto. O principal tipo de tumor colorretal é o adenocarcinoma.

A principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e retirada dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.

O câncer atinge homens e mulheres semelhantemente, com maior incidência discreta na população masculina. É predominante na faixa etária adulta, principalmente a partir da quinta década de vida, sendo raro em crianças.

O PL deliberado em plenário agora segue para análise da Comissão de Constituição Justiça e Redação da CMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *