“Tubones Coral”, da UEA, comemora dez anos com turnê pelo Amazonas

A primeira apresentação do projeto de extensão da UEA será no dia 1º de abril, em São Gabriel da Cachoeira

O Tubones Coral, projeto de extensão da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), completará 10 anos em 2023. Para celebrar a data, o grupo iniciará, no mês de abril, a “Turnê 10 anos Tubones Coral”, que percorrerá oito municípios do Amazonas. A primeira apresentação será no dia 1º de abril, às 20h, no Ginásio Arnaldo Coimbra, na avenida Castelo Branco, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus).

Fabio Carmo Plácido Santos, coordenador do projeto e professor da UEA, explica que o Tubones nasceu para colocar em prática o que é ensinado nas aulas do curso de Música.  “A intenção era praticarmos uma atividade pedagógica. Mas, com o tempo, percebemos que esse grupo poderia fazer parte de várias atividades que acontecem na universidade, como colação de grau, ou fazendo a parte cultural dos eventos”, informa.

Segundo o professor Fabio, o Tubones Coral é, também, uma atividade social. Isso porque, além de os alunos praticarem e terem contato com o público, existem pessoas da comunidade que participam. “Essa interação é ensino, pesquisa e extensão com o público externo da academia. Acho muito importante o projeto, visto ele ser um leque de possibilidades”, destaca.

Hoje, o grupo conta com 16 integrantes, sendo 11 trombones tenores, dois trombones baixos, uma tuba e dois percussionistas. As programações agendadas do Tubones Coral acontecerão em São Gabriel da Cachoeira (1º/04); Tabatinga (20 e 21/05); Itacoatiara (10 e 11/06); Manaus (13/06); Presidente Figueiredo (17 e 18/06); Manacapuru (08 e 09/07); Parintins (15 e 16/07); e em Tefé (22 e 23/07).

“Comemoramos 10 anos do Tubones em 2023. A data oficial é dia 13 de junho, mas iniciaremos uma turnê com uma série de concertos em vários municípios do Amazonas. Ela culminará com um evento no dia 13 de junho para celebrar esses 10 anos do projeto de extensão Tubones Coral. O projeto leva música regional, popular brasileira e clássica aos quatro cantos do estado. Serão sempre dois concertos: um na unidade ou em algum espaço do município, e outro no domingo, em uma igreja da cidade”, explica o coordenador.

Histórico do Tubones Coral

A primeira apresentação do grupo foi realizada em junho de 2013, na Catedral Metropolitana de Manaus – Nossa Senhora da Conceição, com um repertório erudito. Com o aumento da demanda por parte da universidade, o grupo inseriu música popular e, também, músicas de cunho regional, buscando a formação de público e também para suprir a demanda de atrações culturais nos eventos acadêmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *