VÍDEOS: Isabelle une Boi-Bumbá e Bumba meu Boi no São João da Thay; VEJA

Tanto no Festival Folclórico de Parintins quanto no Bumba meu Boi do Maranhão, o boi é o elemento central da cultura popular

Maranhão — A cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, parou a internet ao mostrar nesta sexta-feira (07), o look escolhido para o São João da Thay, festa que está acontecendo em São Luis, no Maranhão. A ex-BBB uniu as culturas do Norte e Nordeste em um traje que retrata os bois Garantido e Caprichoso e o Bumba meu boi.

“O intercâmbio cultural entre o Bumba Meu Boi do Maranhão e o Boi Bumbá do Amazonas é histórico e secular! Inclusive, o Bumba Meu Boi tem muita influência em nosso festival, pois o mestre Lindolfo Monteverde, criador do Boi Bumbá Garantido, tinha descendência maranhense e vivia, desde seus avós, a paixão pelos folguedos tradicionais do Nordeste. Este ano, trazer o nosso Festival de Parintins para o Maranhão, aqui para o São João da Thay, é muito gratificante para mim como artista de Parintins e mulher amazônida. Por isso, na minha roupa de hoje, trago esse encontro cultural entre os Bois do meu Festival Folclórico de Parintins e o Bumba Meu Boi do Maranhão” disse a Cunhã.

Tanto no Festival Folclórico de Parintins quanto no Bumba meu Boi do Maranhão, o boi é o elemento central da cultura popular.

O Bumba meu boi do Maranhão não tem caráter competitivo. É uma celebração popular focada na música e grupos de apresentação nas praças. Já o Boi Bumbá de Parintins, há uma disputa entre os bois Caprichoso e Garantido.

O ‘São João da Thay’, é um evento promovido pela influenciadora Thaynara OG em São Luís, no Maranhão. A festa tem como objetivo principal a apresentação da cultura do estado e reverter todo o lucro obtido para instituições sociais.

VEJA VÍDEO: