A importância de uma alimentação saudável

Se alimentar bem previne doenças e mantém a qualidade de vida

A alimentação adequada é fundamental para uma vida saudável e feliz. Dessa forma o indivíduo tem mais disposição, autoestima, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono, além de prevenir uma série de doenças. Uma boa alimentação é capaz de fornecer os nutrientes essenciais que precisamos, para prevenir doenças crônicas. Boas práticas alimentares são importantes para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios para o organismo.  

A nutricionista Daíse Reis, que atua na SPA e Policlínica Dr. Danilo Correa, unidade da SES-AM, destaca que a alimentação é um dos pilares fundamentais para prevenir doenças e manter o corpo saudável. “A alimentação saudável é aquela que oferece nutrientes importantes para aumentar a imunidade e fortalecer o organismo, como vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras. Esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo, regeneração celular, além de prevenir, controlar e combater doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade”, explica a nutricionista. 

A profissional destaca que um estilo de vida saudável deve seguir as quatro leis da alimentação: qualidade, quantidade, harmonia e adequação; com a inclusão de alimentos de todos os grupos alimentares. “A dieta deve conter cereais, frutas, verduras, legumes, carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura. Na sua refeição, sempre tente fazer o prato mais colorido o possível, com pelo menos cinco alimentos de cores diferentes, pois cada cor simboliza um nutriente. É importante evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, sal e gorduras, que podem prejudicar a saúde”, orienta Daíse. 

Além disso, a nutricionista também destaca a importância de manter uma hidratação adequada, com o consumo de água e outros líquidos, como sucos naturais e chás. “A hidratação é fundamental para manter o organismo funcionando corretamente. É importante beber água ao longo do dia e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados, que são ricos em açúcares e calorias vazias”, alerta a profissional. 

Prevenção de doenças 

Uma alimentação saudável também pode ajudar a prevenir várias doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão, obesidade e câncer. Estudos mostram que dietas ricas em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras estão associadas a um menor risco de desenvolver essas doenças e aumentar a expectativa de vida. Além disso, se alimentar bem melhora a saúde mental e emocional, proporcionando equilíbrio do sistema nervoso central e estabilizando o humor. Alguns alimentos, como banana, rica em triptofano; castanha-do-brasil, rica em selênio; e sardinha natural, rica em ácidos graxos ômega-3; que podem ajudar na prevenção de ansiedade e depressão. 

Dicas para uma boa alimentação 

Para ajudar a manter uma alimentação saudável, algumas dicas importantes: 

·  Faça pelo menos três refeições principais por dia (café da manhã, almoço e jantar) e lanches saudáveis entre as refeições; 

·  Inclua alimentos de todos os grupos alimentares nas refeições, com no mínimo, três do grupo de frutas, verduras e legumes; 

·  Dê preferência aos alimentos naturais e evite alimentos industrializados; 

·  Reduza o consumo de açúcar, sal e gorduras saturadas; 

·  Beba água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, e evite o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados; 

·  Pratique atividades físicas com orientação profissional e preserve seu sono. 

Com essas orientações simples, é possível manter uma alimentação saudável e prevenir diversas doenças, contribuindo para uma vida mais saudável e feliz. A SES-AM destaca a importância de buscar orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista, para adequar a dieta às necessidades individuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *