Projeto em Coari usa grãos de kefir com frutas regionais em aulas de Química

Uma experiência multidisciplinar realizada no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus) resultou na produção de iogurte orgânico, feito a partir de grãos de kefir e frutas regionais. O estudo realizado na Escola Estadual João Vieira uniu conteúdo e prática como estratégia para envolver os estudantes na percepção das reações químicas nos materiais, nas experimentações básicas existentes no cotidiano e, principalmente, para o conhecimento do processo de fermentação.

A pesquisa intitulada “O estudo de probióticos: a fabricação de iogurte orgânico com frutas regionais do município de Coari”, envolveu alunos do ensino médio e foi coordenada pela professora Jesiane Andrade Spíndola. O projeto contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) – Edital 004/2022, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo multidisciplinar relacionou conteúdo das disciplinas ciências, biologia, química, nutrição, biotecnologia e empreendedorismo, a partir de metodologia científica, tendo como base outras pesquisas sobre o Kefir (alimento funcional), objetivando mostrar os benefícios do grão à saúde para equilíbrio da microbiota intestinal. “O experimento foi voltado para o consumo de probióticos no dia a dia, fazendo com que os alunos conheçam o processo de fermentação alcoólica e lática, o cultivo, cuidado e doação do kefir”, disse a pesquisadora.

Metodologia

De acordo com a coordenadora, para o processo do estudo foi elaborado um roteiro experimental e executado na escola, algumas práticas foram feitas em casa e o resultado foi levado para demonstração e degustação na própria escola. Para a execução da pesquisa foi adotada a questão: qual a incidência do kefir na alimentação de alunos do ensino médio? A pesquisa gerou, ainda, um resumo da experiência publicado como e-book no Congresso Internacional Movimentos Docentes.

“Os alunos desenvolveram as etapas com êxito, aprenderam como fazer pesquisas por artigos relacionados à pesquisa e ajudaram a fazer o protocolo de produção. Conseguimos elaborar um iogurte que pode ser acessível a pessoas de baixa renda. Após toda prática, os estudantes envolvidos demonstraram para os colegas todo processo de preparação do iogurte, experimentação, além de cumprir com a proposta de mostrar os benefícios do uso do Kefir ao organismo”, comemora Jesiane Andrade.

Sobre o kefir

Os grãos de Kefir são uma colônia de microrganismos (bactérias e leveduras), que promovem a fermentação de bebidas e ajudam a regular o intestino. A bebida fermentada é produzida a partir do cultivo dos grãos em um substrato líquido (leite integral) e pode ser consumida de diversas formas.

Programa Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa da Fapeam, direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

Direcionado a professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Saiba mais sobre os editais da Fapeam em www.fapeam.am.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *